A partir de abril de 2025, e durante 12 meses, os leitores da Biblioteca de Arte Gulbenkian serão convidados a descobrir, no interior dos livros e revistas que requisitarem, fotografias em formato postal de 12 fotógrafos contemporâneos.
Esta iniciativa, desenvolvida pelo Atelier POP-UP em parceria com a Biblioteca de Arte, inscreve-se no projeto colaborativo LILIPUT- Movimento primeiro “Murmúrio”, destinado a divulgar a criação fotográfica em Portugal através da produção e disseminação de um conjunto de 12 ensaios visuais de distintos autores. Neste primeiro movimento poético participam as autoras e autores, por ordem de publicação - Susana Paiva, Francisco Ricarte, Mide Plácido, António Alves Martins, Mircea Sorin Albutiu, Mário Pires, Jose Zyberchema, Paula Arinto, Paulo Alexandrino e Arlindo Pinto.
Em cada mês serão distribuídos em obras do acervo da Biblioteca de Arte 150 exemplares de cada um dos postais. Cada postal inclui a imagem fotográfica, a inscrição “este postal colecionável é para si” e um código QR cuja leitura remeterá para a página web que contém mais informação sobre o autor e o projeto.
Desejavelmente, o encontro e a apropriação destes postais poderão marcar o início (ou reforço) de uma conexão e de um envolvimento do leitor com a fotografia contemporânea. Do lado da Biblioteca de Arte, esta iniciativa concretiza um dos seus mais importantes desígnios: servir de plataforma de confluência, de comunicação e partilha entre autores e leitores.
CONVERSA | TANGENTE — Ciclo de conversas na Galeria Santa Maria Maior
A Galeria Santa Maria Maior, em colaboração com o Atelier Pop-Up, iniciou um ciclo de conversas sob o título TANGENTE.
Este programa propõe-se como um espaço de reflexão e diálogo em torno da prática artística contemporânea, partindo de múltiplos suportes — como livros, filmes ou imagens — para promover encontros entre artistas e público.
A primeira sessão decorreu a 23 de março e contou com a presença do cineasta e fotógrafo romeno Mircea Sorin Albuțiu, que apresentou os projetos "The Host "— um documentário e um livro fotográfico que dialogam entre si a partir de uma investigação estética e humana sobre a vida na aldeia de Sfistofca, no Delta do Danúbio.
Inserido na tradição do Cinéma vérité, The Host propõe uma narrativa contemplativa sobre o tempo, a fé e a condição humana, articulando-se com referências como Tarkovski e com noções filosóficas do belo e do sublime. A versão em livro prolonga a experiência visual num objeto de forte densidade poética e material.
Este primeiro encontro assinala o início de um ciclo que se pretende contínuo e aberto à multiplicidade de olhares e vozes no campo artístico contemporâneo.
A próxima conversa deste CICLO TANGENTE acontece a 12 de Abril, às 16h, com Valter Vinagre e José Luís Neto, na Galeria Santa Maria Maior.
Nos meses futuros realizar-se-ão as conversas com os autores Paulo Alexandrino e João Miguel Barros, nos dias 24 de Maio e 21 de Junho, respectivamente.
iNstantes - Associação Cultural inaugurou na Casa da Cultura de Avintes, no dia 1 de Fevereiro, a exposição "Bleak City" de Mário Pires.
É a exposição #101 do projecto Propostas Fotográficas e estará atente a público até ao dia 28 de Fevereiro 2025.
Os horário são às segundas, quartas e sextas das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17hh00 e aos Sábados das 10h00 às 12h00.
FORMAÇÃO | Fotografia de Espectáculo na FOR - Formação Olga Roriz
Estão abertas as candidaturas para a formação anual em Fotografia do Espectáculo, que acompanha as actividades da FOR - Formação Olga Roriz, nas instalações do Palácio Pancas Palha, em Lisboa.
A formação, com vista ao desenvolvimento de um projecto fotográfico na área da fotografia de Espectáculo, tem a orientação de Susana Paiva, decorre nos períodos Março-Julho e Outubro-Dezembro 2025 e tem como objectivo a criação de uma série a ser publicada em maquete.
A acção é limitada ao número máximo de 4 participantes e tem o valor de frequência de 500 euros, pagos em 2 prestações de 250 euros, a primeira em Fevereiro e a segunda em Julho 2025.
Informações e inscrições, até dia 5 de Fevereiro, através de email
EXPOSIÇÃO | Hosoe Eikoh na OCHRE Space
No dia 14 de Janeiro de 2025, celebra-se o centenário do nascimento de Yukio Mishima, uma data carregada de simbolismo que a OCHRE SPACE escolheu para inaugurar uma exposição singular dedicada ao Mestre dos Mestres da fotografia japonesa, HOSOE EIKOH.
Recentemente falecido, Hosoe foi um dos grandes visionários da fotografia contemporânea, e esta exposição, preparada há mais de um ano ainda com o seu conhecimento, será a sua primeira em Portugal e a primeira no mundo após a sua morte.
Daremos destaque a um conjunto selecionado de imagens do emblemático projeto Ordeal by Roses (Barakei), centrado na figura enigmática e mítica de Mishima, cuja vida e obra marcaram profundamente a cultura japonesa e internacional.
Uma oportunidade única para descobrir, em Lisboa, a obra de um dos maiores artistas da fotografia mundial, num encontro raro entre duas figuras incontornáveis da arte e literatura japonesas.
para mais informação OCHRE Space